Conjunto de exercícios serve para fortalecer a musculatura e a articulação, recuperando os movimentos de forma saudável
A cirurgia de prótese de quadril é uma cirurgia onde a articulação do quadril com o fêmur é substituída por uma prótese de metal, polietileno ou cerâmica. A recuperação da cirurgia de quadril é delicada e requer sessões de fisioterapia.
É muito importante seguir todos os exercícios de fisioterapia após cirurgia de quadril para que a recuperação seja satisfatória e com qualidade de vida. Assim, a fisioterapia após cirurgia de quadril tem por principal finalidade manter a amplitude dos movimentos e sua força e prevenir potenciais complicações em relação à prótese.
Qual a importância da fisioterapia após cirurgia de quadril?
A fisioterapia após cirurgia de quadril tem como principal finalidade a recuperação dos movimentos de forma saudável e gradual, de modo a reconstituir a força e capacidade física da articulação que agora foi substituída por prótese.
Os exercícios de fisioterapia após cirurgia de quadril são graduais, isto é, vão, aos poucos, ensinando a articulação a recuperar os movimentos. Esse é um período que demanda tempo e atenção para que os resultados sejam bons e não haja complicações.
Quanto tempo dura a fisioterapia após cirurgia de quadril?
Os exercícios de fisioterapia após cirurgia de quadril começam no primeiro dia após a artroplastia, ainda na internação hospitalar. A recuperação dos movimentos do quadril demanda que a fisioterapia leve um período que pode chegar a 12 meses após a prótese.
De modo geral, os principais exercícios realizados nesse período são:
- Alongamentos;
- Exercícios ativos;
- Exercícios em marcha;
- Hidroterapia;
- Fortalecimento.
Outros recursos podem ser utilizados para ajudar na diminuição de inflamações e dores, como eletroterapia e utilização de bolsas de gelo. Tudo de acordo com a necessidade avaliada pelo profissional.
Na fisioterapia após cirurgia de quadril, os exercícios devem ser orientados por um profissional. É o fisioterapeuta que irá avaliar o caso de cada paciente e determinar os exercícios necessários para a recuperação e fortalecimento dos movimentos do quadril.
Exercícios de fisioterapia após alta da cirurgia de quadril
Logo após receber alta, o paciente deve fazer exercícios simples, com foco principal em diminuir a inflamação no local e recuperar movimentos mais simples. À medida que a fisioterapia avança e de acordo com os resultados, os exercícios avançam para contemplar a ativação da musculatura.
Nas sessões, o fisioterapeuta pode utilizar diversas técnicas, no início do tratamento de fisioterapia após cirurgia de quadril, para manter a qualidade de vida em relação a dores e tensões musculares. Isso deve ser associado ao cumprimento integral das recomendações sobre atividades no dia a dia.
À medida que a recuperação avança, alguns exercícios podem ser indicados, como exercício deitado, exercício de ponte, de fortalecimento de músculos como o quadríceps, sempre respeitando os limites do paciente em relação a dores e possíveis complicações.
A partir de 60 dias, dependendo da evolução do paciente, já é possível a realização de exercícios mais complexos, como agachamento com bola de pilates e caminhada em barra de apoio. Com 120 dias e evolução dentro do esperado, podem ser feitos exercícios de marcha, cama elástica, entre outros.
Quando retornar às atividades comuns?
O fisioterapeuta responsável pela recuperação deverá avaliar a aptidão de cada paciente de acordo com a evolução da recuperação. Aos poucos, ele libera a movimentação com andador ou muletas, até a musculatura e a articulação adquirirem forças para que o paciente consiga andar sozinho.
A partir dos seis meses de fisioterapia após cirurgia de quadril, algumas atividades físicas mais intensas podem começar a ser realizadas, desde que sob autorização e supervisão de profissionais. Recomenda-se que a caminhada, por exemplo, seja retomada gradualmente, de acordo com a melhora da resistência.
O sucesso da recuperação com a fisioterapia após cirurgia de quadril depende em muito da dedicação do paciente em seguir à risca todas as recomendações do médico e do fisioterapeuta, sem deixar de respeitar seus próprios limites.
Quem tem prótese no quadril pode recuperar todos os movimentos e ter uma boa qualidade de vida. Para conhecer mais sobre a cirurgia de quadril e sua recuperação, entre em contato com o Dr. Rafael Azzem e agende uma consulta para tirar todas as suas dúvidas.
Fonte: