Fale conosco pelo WhatsApp

Como aliviar as dores nos joelhos

Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 17/10/2022

Apesar da eficácia de algumas técnicas caseiras, para saber como aliviar a dor no joelho é fundamental investigar as causas com um ortopedista

Para saber como aliviar as dores nos joelhos de forma assertiva, é muito importante se consultar com um ortopedista e investigar as causas da dor. Porém, existem alguns métodos caseiros que ajudam a reduzir o processo inflamatório e a estabilizar essa articulação, diminuindo, assim, o sintoma.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Trauma (SBOT), agir diretamente na causa é uma medida não apenas de como aliviar a dor no joelho, mas também para evitar uma progressão da doença de base que possa necessitar de cirurgia corretiva e substitutiva.

Dicas de como aliviar as dores nos joelhos

Dentre as opções caseiras mais indicadas para quem busca como aliviar as dores nos joelhos, estão aquelas que promovem redução da inflamação, estabilização do membro e drenagem postural. É importante lembrar que essas dicas ajudam a reduzir o sintoma, mas não substituem a consulta com o ortopedista.

Colocar gelo

A primeira solução para quem busca como aliviar as dores nos joelhos é a aplicação de gelo no local, o que ajuda a reduzir a dor, o inchaço e a vermelhidão. Mas não se esqueça de envolver o gelo em um pano e evitar o contato direto com a pele, que pode causar queimadura.

Utilizar joelheira

Para aliviar a dor e evitar progressão das lesões pode-se utilizar uma joelheira, que vai promover maior estabilidade ao movimento e equilíbrio. Ela deve estar bem fixada ao joelho e ser mantida durante todo o dia, exceto ao dormir.

Fazer massagens

A massagem com pomadas anti-inflamatórias é uma opção de como aliviar a dor no joelho. Deve-se aplicar o produto na área da dor e, logo em seguida, realizar movimentos suaves, lateralmente, por 3 a 5 minutos.

Drenagem postural

Deitar-se na cama ou no sofá e posicionar as pernas em uma altura mais elevada é uma forma de aumentar a drenagem dos joelhos e reduzir o inchaço. Assim, há uma descompressão das estruturas nervosas, sendo uma boa opção para quem busca como aliviar as dores nos joelhos.

Quais as causas dessas dores?

As causas das dores nos joelhos podem ser diversas, e saber exatamente o que está causando o sintoma é fundamental para saber como aliviar a dor no joelho. As principais etiologias de dores nos joelhos estão citadas abaixo e se associam à sobrecarga, processos inflamatórios ou lesões diretas:

  • Sobrecarga por obesidade, exercício físico ou por alterações anatômicas;
  • Tendinites e bursites;
  • Doenças reumatológicas, como osteoartrose e artrite reumatoide;
  • Trauma de grande energia ou lesões menores, como torção e rompimento de ligamentos;
  • Crescimento acelerado de crianças e jovens.

Como são diversas as doenças e situações que podem causar essas dores, investigar a causa primária do sintoma é uma forma de buscar os métodos mais indicados e assertivos de como aliviar as dores nos joelhos e evitar uma progressão da lesão.

Por que é importante o cuidado com os joelhos?

O cuidado com os joelhos é importante para evitar que uma doença — a qual pode ser tratada com medicamentos e fisioterapia — evolua a ponto de precisar de uma cirurgia substitutiva. Um joelho lesionado de forma irreversível prejudica o equilíbrio, o caminhar e causa dores crônicas difíceis de serem tratadas, além de ocasionar danos emocionais e psicológicos ao paciente.

Quando devo procurar um especialista?

Além de buscar como aliviar as dores nos joelhos com medidas caseiras, é fundamental procurar um especialista ao notar que a dor não passa com uso de analgésicos ou com o repouso. Nesses casos, deve-se agendar uma consulta com um ortopedista, como o Dr. Rafael Azzem, para avaliar as causas e iniciar um tratamento para as dores no joelho.

Saiba tudo sobre as dores no joelho e demais informações com o Dr. Rafael Azzem, entre em contato e agende sua consulta.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

>