Embora este incômodo seja considerado comum em gestantes, é necessário ficar atento a possíveis sinais de complicação
Durante a gravidez, o corpo feminino sofre com muitas mudanças. São diversas alterações estéticas, hormonais e físicas, que podem causar desconfortos como dor no quadril durante a gravidez.
Esse sintoma é uma queixa recorrente de gestantes, principalmente quando o bebê já está mais desenvolvido e pesado, por volta do terceiro trimestre da gestação. A dor no quadril durante a gravidez também pode ficar ainda mais intensa conforme a aproximação do dia do parto, quando a musculatura da região costuma sentir ainda mais os efeitos do peso.
Entenda mais sobre a dor no quadril durante a gravidez e saiba como lidar com esse incômodo.
Causas da dor no quadril durante a gravidez
Reações hormonais
É muito comum que a musculatura do quadril e do útero fique mais relaxada por conta da alta liberação de hormônios na corrente sanguínea da gestante.
Isso pode fazer com que os ligamentos da pelve fiquem mais elásticos,o que facilita a saída do bebê durante o parto, porém, provoca a dor no quadril.
Aumento de peso
É normal que as grávidas ganhem um pouco de peso durante a gestação. No entanto, quando esse aumento é excessivo, é possível que o corpo se sinta sobrecarregado e passe a apresentar problemas como a dor no quadril durante a gravidez.
Nervo ciático
A pressão mais intensa na região lombar e raízes do ciático, causada pelo peso do feto, é um motivo comum que pode levar à dor no quadril durante a gravidez, geralmente desaparecendo depois que o bebê muda de posição e a pressão é eliminada.
Osteoporose transitória
Essa causa de dor no quadril durante a gravidez precisa ser olhada com mais atenção pela mulher, já que envolve uma perda temporária da massa óssea.
Sedentarismo
Não praticar exercícios de fortalecimento durante a gestação ou manter uma postura inadequada também pode contribuir para o aparecimento da dor no quadril durante a gravidez.
Hora do parto se aproximando
Com o momento do parto se aproximando, o corpo começa a ficar mais elástico para que seja possível que o parto normal aconteça. Isso pode ocasionar dores nas mulheres, já que as articulações estão mais flexíveis.
Como aliviar a dor no quadril durante a gravidez
O ideal é primeiro conversar com o seu médico para entender qual a causa daquela dor. Ele poderá indicar os medicamentos que podem aliviar as dores, sem prejudicar o desenvolvimento do bebê. Além disso, existem algumas táticas caseiras que podem ser experimentadas pelas gestantes, tais como:
Massagens
Uma massagem profissional pode aliviar a dor no quadril e oferecer mais conforto à gestante.
Travesseiros especiais
Existem no mercado alguns travesseiros feitos para gestantes, que as ajudam a ter uma posição mais confortável na cama e não sentir tanto o quadril.
Como evitar a dor no quadril durante a gravidez
Algumas recomendações podem ser seguidas antes mesmo que as dores apareçam, entre elas podemos citar:
- Praticar exercícios físicos e fortalecer a musculatura;
- Ficar atenta à postura;
- Repousar;
- Dormir bem;
- Evitar sapatos com saltos;
- Não carregar peso;
- Deitar-se de lado (de preferência o esquerdo).
As dores nos quadris podem continuar após a gravidez?
Como a maior parte das causas das dores nos quadris durante a gravidez estão relacionadas ao período gestacional, geralmente a dor some após o parto.
No entanto, é possível que algumas mulheres sofram com fraturas quando o problema é a osteoporose transitória. Nesses casos, consultar o médico responsável quanto antes é fundamental.
Entre em contato e entenda os problemas na coluna com o Dr. Rafael Azzem.
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia