Fale conosco pelo WhatsApp

Ortopedista Dr. Rafael Azzem

Formado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, o Dr. Rafael Azzem fez sua residência na área de Ortopedia no Hospital de Campo Limpo, em São Paulo. Em seguida, o profissional se especializou em quadril no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT – HCFMUSP).

Atualmente, o profissional atende em Hospitais particulares, consultórios particulares e no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o profissional é contratado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, entidade onde também se destaca por participar ativamente das aulas ministradas na faculdade de medicina deste importante complexo de saúde, instruindo os alunos da faculdade e médicos residentes durante sua formação como ortopedistas principalmente no atendimento ortopédico de urgência e emergência (luxações, fraturas), tanto no atendimento de consultório quanto nas cirurgias ortopédicas.

Entenda o que faz um ortopedista

A Ortopedia é uma área da Medicina que se responsabiliza por diagnosticar, reabilitar e tratar lesões, deformidades e traumas que afetam o sistema locomotor — composto por ossos, ligamentos, músculos e articulações. Uma vez que o corpo inteiro é composto por essas estruturas, é possível afirmar que o médico ortopedista cuida de praticamente todas as partes do organismo humano.

O ortopedista pode atuar em diferentes situações, desde casos clínicos mais simples até quadros que demandam intervenção cirúrgica. Além disso, o profissional está apto a orientar e tratar pacientes que apresentam problemas de coluna, deformidade óssea e malformações. Outra área em que este especialista é essencial é no segmento esportivo, ajudando a prevenir e acompanhar lesões.

As principais alterações ortopédicas são causadas por traumas, postura incorreta, acidentes e problemas que acompanham o paciente desde o seu nascimento. Existem, ainda, algumas alterações que são consideradas idiopáticas (sem causa definida) — como é o caso de cerca de 80% das escolioses. Algumas das principais enfermidades diagnosticadas e tratadas por este especialista são:

  • Fraturas;
  • Lombalgia;
  • Hérnia de disco;
  • Artrose;
  • Tendinites;
  • Bursite;
  • Escoliose;
  • Osteoporose;
  • Lesões no ligamento;
  • Lesões e dores articulares;
  • Lesões e dores musculares.

Quando procurar um ortopedista?

A dor lombar (lombalgia) é um dos principais incômodos que levam as pessoas ao ortopedista, sendo este um sintoma também muito comum em pronto-atendimentos — assim como os traumas agudos, fraturas e luxações. Os problemas no joelho e quadril também são bastante frequentes, e geralmente estão associados à prática de exercícios físicos, sobrepeso ou presença de doenças degenerativas.

Embora essas sejam as razões mais comuns que levam um paciente até o consultório do ortopedista, dores ósseas, musculares e articulares também justificam uma consulta. Esses são alguns incômodos que podem indicar a presença de uma doença ortopédica que está em desenvolvimento ou já em estado mais avançado, e demandam atenção especializada quanto antes.

Outros importantes sinais que podem apontar para a necessidade de se consultar com um ortopedista são:

  • Rigidez matinal;
  • Formigamentos;
  • Calor nas articulações;
  • Aparecimento de inchaços ou alterações estruturais nas articulações;
  • Dor constante nas costas;
  • Dor após realizar esforço físico ou sofrer um trauma.

Por mais que muitas dessas manifestações clínicas possam ser esperadas após a prática esportiva ou até mesmo após a realização de algum esforço específico (como carregar um objeto pesado, por exemplo), é importante que os pacientes entendam que sentir dor não é considerado normal. Muitas vezes, um incômodo que aparenta ser inocente pode indicar a presença de um problema mais grave e que demanda acompanhamento e tratamento especializados.

Como é o trabalho do Dr. Rafael Azzem?

O ortopedista Dr. Rafael Azzem trabalha com a missão de proporcionar qualidade de vida e bem-estar a seus pacientes, realizando o diagnóstico adequado e promovendo o tratamento e acompanhamento de doenças ortopédicas por meio de metodologias que possibilitam reabilitação, controle dos sintomas e prevenção do agravamento de doenças ortopédicas. Tudo isso é feito sempre de maneira responsável e individualizada, respeitando as características e necessidades do paciente.

Em consulta, o Dr. Rafael avalia seus pacientes de maneira criteriosa e aprofundada, examinando sinais clínicos e solicitando exames complementares sempre que necessário. A partir da análise dos exames de imagem, o especialista faz o diagnóstico da doença e identifica as metodologias terapêuticas que podem oferecer benefícios para a reabilitação do indivíduo e alívio dos sintomas apresentados.

Dependendo das condições clínicas do paciente e do quadro identificado, o ortopedista pode encaminhar o indivíduo para fisioterapia e até mesmo indicar medidas complementares de fortalecimento muscular ou reabilitação. Alguns casos podem demandar o uso de medicamentos de ação anti-inflamatória, analgésica e até mesmo antibiótica, enquanto outros precisam ser encaminhados para cirurgias ortopédicas.

O tratamento realizado é sempre variável e de acordo com uma série de fatores particulares, que incluem as características do paciente, sintomas apresentados, histórico clínico e até mesmo estilo de vida. O objetivo é sempre garantir o melhor para o paciente.

Conheça a Clínica