Fale conosco pelo WhatsApp

Exercícios para fortalecer o quadril

imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 09/09/2022

A partir da adoção de alguns cuidados práticos, é possível evitar e minimizar a ocorrência de dores nos quadris

A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar dores, por isso, os exercícios para fortalecer o quadril ganham ainda mais importância em uma rotina saudável e que tem o intuito de promover longevidade.

Incluir alguns exercícios para fortalecer o quadril na sua rotina e aliá-los à prática diária de atividade física tem o poder de fortalecer as suas articulações, melhorar a estabilidade e evitar lesões futuras na região.

Quais os problemas que acometem o quadril?

As principais doenças e alterações que estão relacionadas ao quadril podem acontecer tanto por trauma quanto por esforço ou repetição. São elas:

  • Fratura de quadril;
  • Luxação de quadril;
  • Artrose;
  • Tendinite.

Exercícios para fortalecer o quadril

Para evitar que as doenças relacionadas ao quadril se tornem um risco para a saúde do corpo, os exercícios para fortalecer o quadril se apresentam como uma ótima opção de prevenção. Fáceis de serem executados e muito eficientes, eles podem ser feitos em casa a qualquer hora do dia. Confira os principais exercícios recomendados:

Ponte

exercício

Imagem: Shutterstock

Essa posição, muito utilizada no yoga, traz benefícios ao alongar o quadril. Para praticar, é só deitar de barriga para cima contraindo o abdômen. Os braços devem estar repousados ao lado do corpo e os joelhos dobrados.

Assim que a posição estiver definida, basta subir o quadril por pelo menos dez segundos. Especialistas indicam uma repetição de pelo menos três séries para efeitos positivos.

Perdigueiro

exercício

Imagem: Shutterstock

Também muito utilizada em exercícios de yoga e pilates, essa posição consiste em deixar o corpo em quatro apoios no chão. Com foco na estabilidade e concentração, estique um dos braços e uma das pernas opostas.

Se optar por esticar o braço direito, a perna esquerda deverá ficar na posição horizontal. Também é recomendado realizar três séries de dez segundos no perdigueiro.

Prancha

exercício

Imagem: Shutterstock

Essa clássica posição também é um dos melhores exercícios para fortalecer o quadril. Com a barriga para baixo e o corpo alongado, apoie o antebraço no chão enquanto apenas as pontas dos pés tocam o chão.

Quanto mais tempo você conseguir ficar nessa posição, melhor para o seu quadril. Repita por mais três vezes.

Ostra

exercício

Imagem: Shutterstock

Deitado de lado e com os pés unidos, faça o movimento de aproximar e afastar os joelhos sem que os pés se separem. Também é importante realizar três vezes o movimento em cada lado do corpo. O exercício pode ser intensificado com o uso de elásticos para fortalecimento muscular.

Afundo

exercício

Imagem: Shutterstock

Separe os pés na distância dos quadris e, com a coluna alongada, dê um grande passo para a frente. Em seguida, basta agachar tomando cuidado para que o joelho não ultrapasse a ponta do pé. Se possível, intensifique a prática segurando peso nas duas mãos.

Causas das dores no quadril

Mesmo realizando os exercícios para fortalecer o quadril, ainda sente dores na região? Pode ser importante buscar o acompanhamento de um profissional de saúde para entender se as posturas estão sendo feitas de maneira correta ou se há alguma lesão no quadril.

Quando procurar um especialista?

É sempre importante contar com uma avaliação médica ao sentir qualquer incômodo nos quadris. Dependendo da idade, também é importante perguntar ao especialista em ortopedia se é possível realizar os exercícios para fortalecer o quadril sem o acompanhamento de um profissional de educação física.

A avaliação do quadro clínico do paciente pode evitar problemas mais graves no futuro. Caso a dor seja persistente, como as que aparecem por conta de um trauma, quanto antes o médico ortopedista for procurado, melhor para a recuperação do paciente.

Contar com um bom médico ortopedista faz toda a diferença para um possível diagnóstico no início do quadro. O Dr. Rafael Azzem é especializado em quadril pelo Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo e possui ampla experiência em todas as patologias que envolvem esta região do corpo. O profissional trabalha, entre diagnóstico e tratamento, oferecendo orientação a seus pacientes quanto aos exercícios para fortalecer o quadril.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Rafael Azzem.

Fonte:

Associação de Fisioterapeutas do Brasil

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

>