Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de prótese de quadril

Imagem ilustrativa de uma prótese no quadril
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 07/04/2022

Escolha entre os tipos de prótese de quadril deve levar em consideração idade do paciente, nível de atividade física e doenças existentes.

Existem diferentes tipos de prótese de quadril que podem ser usados para substituir áreas lesionadas, auxiliando no tratamento de diversas doenças que levam ao desgaste desta articulação. A cirurgia para colocação desta estrutura consiste na troca total ou parcial do quadril por um dispositivo artificial, que pode ser fabricado com polietileno, cerâmica ou metal.

O procedimento para colocação de uma prótese no quadril recebe o nome de artroplastia de quadril. Esta é uma cirurgia em que as superfícies articulares degeneradas são substituídas por um dos tipos de prótese se quadril, com o intuito de restabelecer a biomecânica articular, aliviar sintomas de dor, promover mobilidade articular e possibilitar a marcha adequada do paciente.

Quais são os tipos de prótese de quadril?

A colocação da prótese de quadril é indicada para o tratamento de diversas doenças que levam ao desgaste articular, dor crônica ou incapacidade de caminhar ou desempenhar tarefas do cotidiano. Fraturas do colo do fêmur, artrose, artrite reumatoide e espondilite anquilosante são algumas das principais condições que levam à necessidade de realizar o procedimento.

Existem diferentes modelos de prótese de quadril, feitos a partir de diferentes materiais e recomendados para diferentes condições clínicas. Um quadril natural é constituído basicamente por duas partes: femoral e acetabular. Um quadril artificial imita esta estrutura, podendo ser classificado entre dois tipos:

  • Prótese total: substitui a cabeça do fêmur e a bacia;
  • Prótese parcial: substitui apenas a cabeça do fêmur.

Qual o melhor tipo de prótese de quadril?

Não é possível definir o melhor entre os tipos de prótese de quadril de maneira generalizada, pois cada paciente possui necessidades específicas de acordo com seu caso. Um médico ortopedista deve avaliar o paciente e levar em conta suas características individuais, necessidades e grau de desgaste antes de apontar o tipo mais adequado para a pessoa.

Após a escolha do mais adequado entre os tipos de prótese de quadril, o especialista deverá definir a maneira com que o dispositivo será fixado ao osso. As opções são:

  • Prótese cimentada: fixada diretamente no osso por um cimento acrílico;
  • Prótese não cimentada: a fixação é feita naturalmente pelo processo biológico de crescimento ósseo para dentro da prótese;
  • Prótese híbrida: uma das partes é fixada com cimento acrílico, e a outra pelo próprio organismo.

Assim como acontece com os tipos de prótese de quadril, a escolha pelo melhor tipo de fixação e material mais adequado para o dispositivo devem levar em conta características como a idade do paciente, anatomia, nível de atividade física e doenças existentes.

Qual o valor da prótese de quadril?

Da mesma forma que a escolha entre os tipos de prótese de quadril depende das características do paciente, o valor do dispositivo — e da cirurgia de quadril como um todo — também depende de muitas variáveis. Em geral, três fatores influenciam diretamente no preço final do procedimento:

  • Custos hospitalares;
  • Valor necessário para aquisição do implante;
  • Honorários do médico.

Qual a durabilidade da prótese de quadril?

Independentemente dos tipos de prótese de quadril, o dispositivo é sempre confeccionado em materiais de excelente qualidade, sendo esperada uma longa durabilidade. Dependendo da rotina do paciente e de suas características, a prótese geralmente dura uma média de 20 e 25 anos.

Em pacientes mais jovens, que geralmente têm uma rotina mais intensa e realizam mais atividades de impacto, a durabilidade pode ser menor. Independentemente dos tipos de prótese, o acompanhamento e manutenção são fundamentais para que o dispositivo continue funcionando de maneira adequada.

Entre em contato agora mesmo com o ortopedista Dr Rafael Azzem e agende sua consulta.

Fontes:

Revista Brasileira de Ortopedia

Sociedade Brasileira de Quadril

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

>