Fale conosco pelo WhatsApp

Conheça as 8 principais doenças do quadril

imagem ilustrativa de uma doença no quadril
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/06/2022

Algumas doenças podem atingir o quadril e causar sintomas como dor, dificuldade de locomoção e até mesmo incapacitação

Dor e dificuldade de locomoção da região do quadril são sintomas comumente reclamados por pacientes nos consultórios. Apesar de serem manifestações comuns, as doenças do quadril podem ser várias, se apresentando de diversas formas e necessitando de tratamentos distintos.

Por isso, é interessante conhecer as diferenças entre as doenças do quadril. Aqui, serão apresentadas as características das oito principais.

Artrose no quadril

Das doenças do quadril, a artrose é uma doença comum que é causada pelo desgaste da articulação entre o mesmo e a cabeça do fêmur, o osso da coxa. A causa pode ser variada, como fraturas antigas e sequelas de infecções, mas a mais comum é o avançar da idade, geralmente em pessoas de 50 anos ou mais.

A artrose no quadril provoca dor e dificuldade de movimentação. O tratamento pode variar desde o uso de analgésicos e fisioterapias, que, dependendo do caso, podem ter bons resultados, até a utilização de prótese, colocada por meio cirúrgico, que substitui a articulação afetada.

Artrite

A artrite é uma doença inflamatória desencadeada pelo desgaste da articulação, e geralmente está associada a outras infecções e doenças, como a osteoporose. Também é mais comum em pessoas de idade avançada.

O tipo mais comum de artrite no quadril é a osteoartrite, que é a degeneração inflamatória do tecido cartilaginoso que protege a articulação. Também pode atingir outras articulações, como as das mãos e do joelho.

Bursite trocantérica

Uma das mais comuns doenças do quadril, a bursite trocantérica é caracterizada pela inflamação da bursa trocantérica, um tecido que serve de proteção entre o quadril e o músculo lateral da coxa. O sintoma principal é a dor na lateral da coxa que pode irradiar para as nádegas e o joelho.

A bursite é mais comum em mulheres. O tratamento consiste na diminuição do esforço físico, acompanhada de aplicações de gelo locais e uso de anestésicos, anti-inflamatórios e, por vezes, aplicação local de corticosteroides.

Osteonecrose da cabeça do fêmur

A osteonecrose ocorre quando, por algum motivo, há a diminuição do fluxo da irrigação sanguínea na região da cabeça do fêmur, fazendo com que, progressivamente, haja redução da resistência do mesmo. Por causa disso, ocorre destruição da forma articular e a pessoa afetada pode sentir muita dor local.

Existem alguns métodos de tratamento cujo objetivo é descomprimir e tentar recuperar a forma óssea, mas em casos de diagnóstico tardio a melhor opção é a substituição da região por prótese por meio da cirurgia de artroplastia.

Impacto fêmoro-acetabular

O impacto fêmoro-acetabular é causado pela alteração na região do acetábulo, o encaixe entre a cabeça do fêmur e o quadril. Essa alteração faz com que ocorra impacto durante os movimentos. Costuma causar dores na região da coxa.

Em alguns casos, pode ser recomendado tratamento medicamentoso e fisioterápico. Em casos mais graves, o tratamento é semelhante ao de outras doenças do quadril, com a realização da cirurgia de artroplastia.  

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões, estruturas que servem como conexão entre músculos e ossos. É muito comum que atinja as mãos, mas é também uma das possíveis doenças do quadril, sendo uma comum causa de dor na região.

A dor pode surgir quando das movimentações do quadril e em alguns casos irradia para as pernas. É possível aliviar as dores com repouso e compressas de água morna, mas há casos em que é necessário tratamento com acompanhamento médico e fisioterápico.

Síndrome do piriforme

É causada quando ocorre hipertrofia do músculo piriforme, que está localizado no quadril, próximo ao nervo ciático. Essa condição faz com que o nervo seja comprimido, o que pode gerar dores no glúteo. O tratamento é medicamentoso e com fisioterapia.

Fraturas

As fraturas podem ter diversas causas e são tratadas como doenças do quadril. Quedas e acidentes estão entre as causas mais comuns de fraturas no quadril e elas podem ocorrer em qualquer idade, mas com maior frequência entre pessoas mais velhas.

Quase sempre, o tratamento das fraturas no quadril requer a realização de cirurgias, por causa do risco alto de complicações e para evitar dificuldades motoras futuras. Quanto mais cedo a cirurgia ser realizada, maiores chances de recuperação satisfatória.

O que fazer ao ter sintomas de doenças do quadril?

Sintomas como dor na região do quadril, dor lombar e dificuldade de movimentação são sinais de que a saúde do quadril precisa de ajuda. É importante visitar o médico para que se tenha o diagnóstico correto das doenças do quadril e se realize o tratamento precoce.

Muitas doenças do quadril podem ser tratadas de forma simples se diagnosticadas a tempo para tal. Não deixe de fazer uma consulta a qualquer sinal de que o quadril não vai bem.

Quer saber mais? Entre em contato com o Dr. Rafael Azzem e agende uma consulta para tirar todas as suas dúvidas.

Fontes:

Sociedade Brasileira do Quadril

Faculdade de Medicina da UFMG

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

>