Fale conosco pelo WhatsApp

Qual a diferença entre artrite e artrose

pessoa com dor na mão
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 08/08/2022

Entenda as principais semelhanças e diferenças entre ambas as doenças.

Podemos pontuar que existe diferença entre artrite e artrose, embora ambas as doenças apresentem sintomas clínicos muito semelhantes. No entanto, para compreender melhor as similaridades e diferenças entre as patologias, precisamos compreender melhor sobre cada uma delas. Vamos lá?

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que a artrite é um processo inflamatório das articulações, podendo se apresentar em mais de 200 tipos de manifestações, em doenças distintas. Já a artrose é um problema provocado pelo desgaste da cartilagem das articulações.

Apesar deste artigo visar esclarecer a diferença entre artrite e artrose, é preciso destacar uma importante semelhança entre as doenças: nenhuma delas tem cura, e ambos os tratamentos são paliativos. Em outras palavras, é preciso dar conforto e qualidade de vida aos pacientes para que eles convivam bem com a doença.

Diferença entre artrite e artrose

A principal diferença entre artrite e artrose é que a artrite segunda apresenta um tratamento mais demorado e complexo do que a primeira, sendo considerada uma enfermidade mais complexa.

Além do mais, a evolução da artrose faz com que os movimentos do paciente se tornem muito mais limitados – bem como sua funcionalidade – quando comparados à artrite.

De forma complementar sobre a diferença entre artrite e artrose, também podemos dizer que a primeira acaba sendo uma doença de base – ou seja, que origina outras – da artrose.

Assim sendo, a artrose é uma doença mais delicada e de difícil tratamento se comparada à artrite. No entanto, quando a artrite surge e é tratada e controlada de maneira eficiente, reduz-se as chances do desenvolvimento de uma artrose.

Quais os sintomas da artrite e da artrose?

Agora que você já compreendeu a diferença entre artrite e artrose, é preciso falar, separadamente, sobre os principais sintomas de ambas as doenças. Em primeiro lugar, vamos destacar que os sinais clínicos da artrite se manifestam em articulações como mãos, pés, punhos, cotovelos e joelhos. Os sintomas são:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Calor;
  • Fadiga;
  • Rigidez matinal;
  • Destruição da cartilagem a depender da evolução da doença, trazendo deformidades no corpo.

Já com relação aos sintomas da artrose, podemos salientar que estes também incluem dores nas articulações afetadas, inchaço, queimação em alguns pontos e limitação do movimento. É comum que pacientes com artrose sintam dores ao levantarem-se após um determinado período sentados.

Causas da artrite e da artrose

Outra diferença entre artrite e artrose pode ser destacada na origem de ambas as enfermidades. A primeira pode ser causada pelo desgaste natural das articulações, mas também surgir em decorrência de excesso de peso, idade avançada, fator genético, traumatismo (direto ou indireto) ou presença de fungos, vírus ou bactérias que se instalam na corrente sanguínea da articulação, criando o processo de inflamação.

Já com relação à artrose, em boa parte dos casos não há fatores que evidenciem seu desenvolvimento. É preciso dizer que a prática moderada de atividade física pode, inclusive, ajudar para que a doença não se manifeste.

No entanto, as artroses secundárias podem, também, se instalar em decorrências de traumas, patologias reumatológicas inflamatórias, necrose óssea, injeções intra-articulares sucessivas de cortisona ou ainda enfermidades do esqueleto, endócrinas ou metabólicas.

Tratamento

Por fim, é hora de entender a diferença entre artrite e artrose no que se refere ao tratamento de ambos os problemas. Contudo, conforme anteriormente mencionado, é preciso entender que ambas se assemelham no fato de não possuírem cura.

O tratamento da artrite visa aliviar os sintomas da enfermidade, otimizando sua função, já que o desgaste muscular não pode ser revertido por inteiro. Mudanças no estilo de vida, evitando esforços físicos, reeducação alimentar que adicione à dieta do paciente alimentos ricos em anti-inflamatórios, e medicamentos prescritos pelo médico podem compor o tratamento.

Já com relação à artrose, não existe um tratamento que retarde sua evolução ou reverta seu processo patológico. No entanto, o condicionamento físico, com exercícios aeróbicos – tais como caminhada ou hidroginástica – são importantes para controlar os sintomas. O tratamento ainda pode ser medicamentoso ou, em casos mais específicos, cirúrgico.

Algumas das principais cirurgias realizadas para controlar o avanço da doença são a artroplastia (que substitui parcial ou totalmente uma parte lesionada por uma prótese), a artrodese (fusão cirúrgica de dois ossos), osteoplastia (remoção e limpeza cirúrgica de uma área deteriorada) ou osteotomia (reposicionamento do alinhamento ósseo).

Entre em contato e agende já sua consulta com o Dr. Rafael Azzem.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Dr. Rafael Azzem

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

>