Fale conosco pelo WhatsApp

Como é uma consulta com ortopedista?

Mesa com exame de raio-x - como é uma consulta com ortopedista
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 19/07/2021

Saber como é a consulta com ortopedista é fundamental para um atendimento mais completo, apresentando todas as questões relevantes e tirando dúvidas com o especialista. Saiba mais!

O ortopedista é o médico especialista no sistema locomotor humano, sendo o mais qualificado para investigar, diagnosticar e tratar disfunções e lesões relacionadas, por exemplo, aos ossos, músculos, nervos, entre outros.

É importante que o paciente saiba como é a consulta com ortopedista para apresentar todas as informações sobre a patologia, mas também sobre a rotina, que possam interferir no diagnóstico e tratamento.

O que falar na consulta com o ortopedista?

Uma das principais dúvidas de pacientes que buscam saber como é uma consulta com ortopedista refere-se às informações que serão solicitadas pelo médico.

De fato, a anamnese médica é um importante momento, pois permite que o especialista conheça as queixas do paciente e outras informações relevantes que vão contribuir na solicitação de exames e no encaminhamento do caso.

Dessa forma, algumas informações importantes que o paciente deve ter em mãos incluem:

  • Localização das dores e desconfortos;
  • Tipo de dor, como se ela é mais persistente e tolerável, ou se abrupta e intensa, se ela irradia para outros locais etc.;
  • Quando as dores começaram;
  • Quais tratamentos medicamentosos ou clínicos já foram realizados;
  • Histórico médico, como cirurgias prévias, fraturas ou outros problemas de saúde;
  • Histórico familiar, como se familiares de primeiro grau já apresentaram patologias relacionadas ao sistema locomotor.

Além dessas informações de cunho médico, também é relevante que o paciente converse com o médico explicando mais sobre sua rotina, alguns pontos importantes incluem:

  • Se faz a prática regular de algum esporte ou atividade, ou se leva uma vida mais sedentária;
  • Quais as atividades desempenhadas no trabalho, como se demanda levantar peso ou se é uma função mais administrativa, com horas em frente ao computador;
  • Como que é a qualidade do sono e também os hábitos alimentares;
  • Como que é a energia ao longo do dia;
  • Qual tipo de sapato costuma usar regularmente;
  • Qual a posição que costuma dormir.

Essas informações permitem que o ortopedista tenha uma visão mais completa da rotina do paciente, o que contribui para entender não apenas qual a patologia instaurada, mas também as causas e a necessidade de revisão de hábitos, quando for o caso.

Como é uma consulta com ortopedista Dr. Rafael Azzem?

O Dr. Rafael Azzem formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em Porto Alegre – RS, em 2015, trabalhou por um ano na Força Aérea Brasileira e, em seguida, fez residência médica em ortopedia em 2017 no Hospital Campo Limpo – SP (SUS) e especialização em quadril no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM – USP). Atualmente, faz parte do corpo clínico de ortopedia no Hospital Albert Einstein e Hospital M´Boi Mirim em São Paulo.

Para saber como é uma consulta com ortopedista Dr. Rafael Azzem, destaca-se a importância de o paciente relatar, na medida do possível, os aspectos pessoais de saúde e também estilo de vida que possam contribuir no diagnóstico.

O Dr. Rafael Azzem buscará oferecer uma assistência completa, sendo que a consulta inicial é um importante momento para compreender predisposições individuais e os incômodos que comprometem a qualidade de vida do paciente.

Além disso, o médico valoriza esclarecer as informações aos pacientes, explicando de forma clara as origens das dores, os motivos para solicitação de cada exame, as possíveis abordagens terapêuticas e cirúrgicas, incluindo os prós e contras de cada opção.

Um dos diferenciais é ainda a especialização dores em quadril, de forma que o profissional tem experiência para casos de prótese de quadril, cirurgia do quadril, além de lombalgia (dor lombar), cervicalgia e artroses.

Portanto, os pacientes com problemas ortopédicos podem ter um suporte médico completo e especializado desde a consulta inicial até o tratamento. Caso ele seja cirúrgico, por exemplo, o médico poderá acompanhar também a fase de reabilitação.

O atendimento médico especializado e suporte nas diferentes fases do tratamento são fundamentais na ortopedia garantindo não apenas o diagnóstico e tratamento mais eficientes, como também o acompanhamento posterior da reabilitação para proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.

Portanto, ao saber como é a consulta com ortopedista e escolher um profissional qualificado, como o Dr. Rafael Azzem, o paciente garante uma melhor infraestrutura e suporte nas diferentes etapas do tratamento. Entre em contato e agende sua consulta aqui!

Fonte:

Dr. Rafael Azzem.

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

>