Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para Artrose: Como é feito?

Tratamento para artrose
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 15/10/2021

A artrose é uma doença que não tem cura definitiva, e seu tratamento visa controlar a dor e os desconfortos associados à doença

O tratamento para artrose é um cuidado essencial para retardar a progressão da doença e promover qualidade de vida ao paciente, ajudando diretamente no controle da dor e inflamação associadas ao problema. O acompanhamento adequado também garante a adoção de medidas que visam retardar o desgaste das cartilagens e a consequente deformação dos ossos e articulações. 

Existem diversas metodologias que podem ser aplicadas no tratamento para artrose, sempre visando controlar os sintomas e atrasar ou evitar a necessidade de colocação de próteses. O tratamento convencional utiliza medicamentos de ação analgésica e anti-inflamatória, e pode ser combinado com sessões de fisioterapia, controle do peso corporal e realização de exercícios de fortalecimento. Entenda melhor a seguir!

O que é a artrose?

Muito frequente entre a população geral, a artrose é uma doença degenerativa das cartilagens (o tecido que confere proteção às articulações). A alteração também pode ser chamada de osteoartrose, está diretamente associada ao envelhecimento do organismo e é mais frequente nas articulações que suportam bastante peso — tais como joelhos, pés, quadril e coluna. 

Apesar de o desgaste das cartilagens seja um processo natural do passar dos anos, o desenvolvimento da artrose está associado a outros fatores de risco. Os principais são:

  • Obesidade;
  • Presença de doenças específicas, como diabetes;
  • Genética;
  • Realização de tarefas de alto impacto;
  • Execução de atividades que envolvem esforço repetitivo. 

Como é o tratamento para artrose?

Esta é uma doença que piora progressivamente com o tempo, e não tem cura definitiva. O tratamento para artrose se baseia no controle dos sintomas e indicação de abordagens que visam retardar o desgaste das cartilagens. Embora a metodologia terapêutica possa variar de acordo com as características e necessidades de cada paciente, normalmente é recomendada uma abordagem medicamentosa.

Os principais fármacos utilizados no tratamento para artrose são aqueles que visam promover o alívio da dor e controle de inflamação. Também pode ser recomendada a realização de fisioterapia, exercícios físicos e até mesmo um acompanhamento nutricional para combater a obesidade, quando identificado pelo ortopedista que essas medidas podem ajudar no controle da doença e alívio dos sintomas. 

Quando nenhuma dessas abordagens traz efeitos considerados satisfatórios para o controle dos sintomas, o ortopedista pode recomendar um tratamento chamado infiltração articular. Esta metodologia consiste na aplicação de medicamentos diretamente no espaço entre as articulações, por meio de injeções. Cabe ao especialista identificar se este tipo de tratamento pode realmente trazer benefícios ao paciente. 

Cirurgia para artrose

Nos casos considerados mais graves, com grande prejuízo à qualidade de vida do paciente e quando o as abordagens conservadoras não são capazes de promover melhoria significativa, a recomendação de tratamento para artrose pode ser cirúrgica. Neste caso, a intervenção consiste na remoção das estruturas danificadas e sua substituição por próteses que atuam como articulações artificiais. 

Em geral, este procedimento é considerado sempre a última opção terapêutica considerada pelo especialista. Isso porque, além de ser um pouco mais invasiva, ela promove alterações definitivas na articulação do paciente — curando de uma vez por todas a artrose. A necessidade deste tipo de intervenção deve ser cuidadosamente avaliada pelo ortopedista e discutida juntamente com o paciente. 

Vale lembrar que, independentemente da abordagem terapêutica escolhida, pode ser necessário fazer pequenas mudanças no estilo de vida do paciente. Algumas das principais recomendações dizem respeito a evitar automedicação, praticar exercícios físicos e cuidar de sua alimentação e saúde geral — que inclui o controle de outras doenças.

Para saber mais a respeito do tratamento para artrose, tirar suas dúvidas a respeito desta doença e entender qual a abordagem mais adequada para seu caso, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Rafael Azzem.

Fontes:

MD Saúde;

Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

>