Conheça o tratamento para dor no ombro

Homem com a mão no ombro - tratamento para dor no ombro
Por: Publicado em 08/09/2021

Tratamento para dor no ombro contribui para a qualidade de vida do paciente, ajudando no alívio da dor e quadros recorrentes. Saiba quais são as opções e causas frequentes.

O tratamento para dor no ombro pode contribuir diretamente para a qualidade de vida dos pacientes acometidos por distúrbios que causam principalmente dor crônica e fraqueza.

Estima-se que a dor no ombro afete entre 16 e 26% da população, levando um em cada dez brasileiros a buscar ajuda médica especializada a cada ano. Apesar dos números preocupantes, atualmente estão disponíveis diversos tratamentos para dor no ombro menos invasivos e com resultados mais satisfatórios aos pacientes. Saiba mais a seguir.

Quais são as causas da dor no ombro?

Antes de definir a abordagem do tratamento para dor no ombro é importante que haja um diagnóstico confiável das causas do problema, o que interfere diretamente na abordagem mais adequada ao caso. Algumas patologias comuns incluem:

• Bursite: consiste na inflamação das bursas, que são as bolsas com líquido que aliviam o impacto entre ossos, músculos e tendões. Pode ser causada por envelhecimento ou por movimentos repetitivos, resultando em dor, inchaço e rigidez do ombro;
  • Tendinite: inflamação que acomete os tendões, provocando dor e inchaço no ombro;
  • Artrose: causada pelo desgaste da cartilagem da cabeça umeral e da glenoide, fazendo com que os ossos fiquem em contato durante o movimento. No longo prazo, causa dor, crepitação e rigidez no local;
  • Lesão do Manguito rotador: a lesão no manguito rotador deve-se a ruptura dos tendões que conectam os músculos ao osso na articulação do ombro resultando em dor e fraqueza. Tem mais chances de acometer pessoas que fazem movimentos repetitivos.

A dor no ombro também pode estar associada a lesão por atividade física executada erroneamente, má postura, esforço físico, trauma, sedentarismo, tabagismo e diabetes.

Como aliviar dor no ombro?

Existem alguns cuidados que podem ser adotados em casa para aliviar a dor nos ombros. Essas práticas são mais eficientes quando a dor é causada por mau jeito ou traumas leves, são elas:

• Fazer compressas mornas para promover o relaxamento da musculatura e diminuir a tensão no local;
  • Fazer massagens no local para aliviar a tensão e dor;
  • Fazer alongamentos com os ombros e pescoço para promover relaxamento;
  • Alternar a posição durante o dia, fazendo pausas periódicas caso trabalhe com o computador ou alguma atividade com movimentos repetitivos do ombro;
  • Sentar-se corretamente e manter a postura ereta durante as atividades;
  • Ter um ambiente de trabalho que considere boas-práticas de ergonomia, especialmente cadeira e mesa;
  • Usar um bom travesseiro para dormir e atentar-se à posição, evitando dormir em cima do braço o que pode aumentar a dor nos ombros;
  • Fazer atividades físicas regulares de acordo com o seu condicionamento físico;
  • Evitar esforço demasiado na região caso ela esteja dolorida ou sensível.

Esses cuidados contribuem para prevenir e amenizar desconfortos e dores no ombro. No entanto, caso não verifique melhora mesmo com os bons cuidados, relate dor intensa ou crônica, apresente fraqueza ou lesione o ombro, é indicado procurar um ortopedista.

Qual o tratamento para dor no ombro?

O tratamento para dor no ombro indicado pelo ortopedista vai depender de uma série de fatores, incluindo o diagnóstico, resultados dos exames radiológicos, idade e histórico do paciente.

Em geral, o fortalecimento é uma etapa importante no tratamento para dor no ombro, podendo ser indicada fisioterapia, sessões de RPG (reeducação postural global) e exercícios físicos.

O tratamento medicamentoso também pode ser recomendado para alívio da dor e tratamento de quadros de infecção ou inflamação. Terapias alternativas para relaxamento incluem massagens, acupuntura e quiropraxia.

Atualmente, uma opção de tratamento para dor no ombro indicada para diferentes demandas é a infiltração do ombro, técnica que consiste na aplicação do medicamento, diretamente na lesão. O tratamento pode ser feito com analgésicos, corticoides ou mesmo ácido hialurônico quando o objetivo é devolver a maleabilidade das articulações.

A definição do tratamento para dor no ombro mais adequado deve ser conversada com um ortopedista após avaliação detalhada do caso. Saiba mais sobre a infiltração do ombro aqui! Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta conosco.

Fontes:

Portal PebMed;

Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA