Fale conosco pelo WhatsApp

Como funciona o tratamento para dor nas costas?

Ilustração Mulher com a mão nas costas - tratamento para dor nas costas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 01/09/2021

As opções de tratamento para dor nas costas são amplas, mas a escolha deve ser baseada no diagnóstico e histórico do paciente para resultados mais satisfatórios.

Conhecer as opções de tratamento para dor nas costas é relevante em um cenário no qual 8 em cada 10 brasileiros vão apresentar o problema em algum momento da vida. Estima-se que a condição afete 16% da população ativa e é a principal causa de afastamento do trabalho no país.

No entanto, antes de conhecer as formas de tratamento para dor nas costas é importante identificar as causas, com um diagnóstico médico especializado para evitar abordagens equivocadas ou ineficientes.

Quais são as causas da dor nas costas?

Existem diferentes causas para dor nas costas, razão pela qual o problema acomete tantas pessoas. No entanto, a falta de clareza sobre os diferentes tipos e motivos para dor leva, frequentemente, a tratamentos errôneos que podem agravar o quadro. Entenda os principais fatores que podem desencadear o problema:

Lesão muscular

A lesão muscular causa um tipo de dor nas costas que se manifesta de maneira aguda ou em espasmos que enrijecem a musculatura após um tombo ou mau jeito, especialmente ao levantar peso. Essa ocorrência costuma melhorar entre 4 e 6 semanas.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma condição na qual o disco vertebral tem seu conteúdo extravasado e exerce uma pressão sobre o nervo. Esse tipo de dor pode ser crônico e não tão intenso, além da possibilidade de irradiar para os glúteos, pernas e laterais do corpo.

Inflamação

A inflamação nas articulações da coluna e dos ligamentos lombares são características da lombalgia. Assim, o tratamento correto com uso de medicamentos e outras terapias é o melhor caminho para resolução desse processo.

Lombalgia

A lombalgia é um tipo de dor nas costas e é causada frequentemente por problemas posturais, mas pode ter outras explicações, como inflamações, hérnia de disco, artrose e outros.

Dor ciática

Consiste na inflamação do nervo ciático, apresentando dor localizada na lombar ou mesmo nos glúteos — que pode irradiar para a perna causando sensibilidade ou formigamento, fraqueza da perna, sensação de queimação e piora ao permanecer na mesma posição por muito tempo.

Qual opção de tratamento para dor nas costas?

Devido às diversas causas, o tratamento para dor nas costas deve sempre ser baseado no diagnóstico e histórico do paciente. As principais metodologias terapêuticas incluem:

Medicamentos

Fármacos como anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares são opções comuns para pessoas com dor nas costas. No entanto, quando não é considerada a causa do problema, o uso do remédio, especialmente no longo prazo, pode causar danos à saúde e deixar de fazer efeito, levando a formulações mais fortes e prejudiciais.

Fisioterapia

A fisioterapia pode compor a abordagem de tratamento para dor nas costas em diferentes situações, como após uma lesão muscular grave, contribuindo na retomada dos movimentos, em caso de má postura ou fraqueza.

Exercícios físicos

Muitas vezes, a dor nas costas é resultado do sedentarismo, de forma que a musculatura fica enfraquecida e não consegue dar o suporte necessário à estrutura corporal. Nesses casos, os exercícios físicos são importantes aliados do fortalecimento. Destaca-se, entretanto, a importância de acompanhamento especializado.

Terapias alternativas

Entre as terapias alternativas que fazem parte do leque de opções do tratamento para dor nas costas incluem:

  • Reeducação postural global (RPG);
  • Acupuntura;
  • Fisioterapia;
  • Pilates.

Há ainda alguns cuidados em casa, como uso de compressa quente em lesões crônicas e bolsa de gelo em lesão muscular até 48 horas após o ocorrido.

Infiltração no quadril

A infiltração de pontos de gatilho é um tratamento para dor nas costas minimamente invasivo que consiste na aplicação com agulha de um medicamento diretamente na lesão. Podem ser usados anestésicos, corticoides ou ácido hialurônico, dependendo do caso que precisa ser avaliado por um ortopedista.

Cirurgia da coluna

Consiste em uma abordagem mais invasiva e recomendada apenas para casos específicos nos quais a dor nas costas é incapacitante para o paciente e quando abordagens menos invasivas não apresentaram resultados satisfatórios.

A definição do tratamento para dor nas costas deve considerar diversos fatores devendo sempre ser recomendado por um médico ortopedista especializado.

Fontes:

ITC Vertebral;

Biblioteca Virtual em Saúde.

Marque agora sua

CONSULTA COM ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

>