Saber quais são as possíveis causas das dores no ombro é importante para definir o melhor tratamento: medicamentoso, cirúrgico ou outro.
As causas das dores no ombro são as mais diversas e podem ter origem postural, inflamatória, infecciosa ou traumática. Diversas dessas causas são modificáveis, ou seja, é possível evitar a progressão da doença a partir de mudanças de hábito, como a cessação do tabagismo, o controle do diabetes, a melhoria na postura durante o trabalho e a prática de exercícios físicos adequados.
Já as causas que se encaixam na categoria “não modificáveis” demandam um cuidado mais atencioso e especializado de um ortopedista, que junto do paciente vai escolher a melhor medida terapêutica.
Conheça as causas das dores
Dentre as principais causas das dores no ombro, condição que afeta 15 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), podemos destacar:
Bursite
A bursite é uma das causas inflamatórias das dores no ombro, que pode ser aguda ou crônica e consiste na inflamação da Bursa, uma “bolsa” repleta de líquido sinovial. A origem da inflamação pode ser desde traumas de intensidade variada até doenças reumatológicas e infecciosas.
Tendinite
Uma das principais causas das dores no ombro é a tendinite, outra doença que tem como principal — mas não único — mecanismo de lesão o processo inflamatório. Outros nomes para essa condição são “tendinopatia” e “tendinose” e ela é muito comum entre pessoas que trabalham com movimentos repetitivos.
Fraturas
As fraturas de ombro acontecem, principalmente, como resposta a traumas de alta intensidade, como acidentes automobilísticos, violência e queda de grandes alturas. Porém, alguns pacientes podem apresentar condições de fragilidade óssea que os predispõem a fraturas mais frequentes.
Artrite
A artrite é uma condição mais frequente em mulheres entre 30 e 50 anos, mas que também pode afetar jovens e indivíduos do sexo masculino. Trata-se de uma das mais comuns causas das dores no ombro e em outras grandes articulações, como o joelho, pescoço, mãos e pés.
Capsulite adesiva
Popularmente conhecida como “ombro congelado”, a capsulite adesiva causa redução da amplitude do movimento, com recuperação espontânea. Essa é uma das causas de dores no ombro que não tem uma etiologia muito específica, mas se sabe que o paciente com diabetes tem até quatro vezes mais probabilidade de desenvolver a doença.
Tratamentos para dores no ombro
Os tratamentos dependem das dores no ombro, sendo individualizados para cada paciente. Dentre as opções mais utilizadas para o tratamento de dor no ombro estão:
- Anti-inflamatórios;
- Fisioterapia;
- Infiltrações;
- Mudanças de estilo de vida (alimentação, exercício físico);
- Antibióticos (quando é de origem infecciosa bacteriana);
- Punção de esvaziamento;
- Cirurgia.
Diagnóstico das causas de dores do ombro
A busca pelo diagnóstico das causas de dores no ombro deve considerar a história clínica do paciente e o exame físico. Esses dois momentos da consulta são fundamentais para o ortopedista escolher os exames de imagem mais indicados conforme a hipótese diagnóstica.
Dentre os principais exames de imagem solicitados pelo ortopedista para o diagnóstico de doenças do ombro estão o ultrassom, a ressonância magnética e a tomografia. Em alguns casos, é preciso também investigar agentes infecciosos e origem inflamatória como causas das dores no ombro, sendo o hemograma e outros exames de sangue ou a punção aspirativa do líquido sinovial de grande ajuda nessa investigação.
Quando devo procurar um especialista?
Um ortopedista deve ser procurado para investigar as causas de dores no ombro quando elas forem de forte intensidade, recorrentes, não aliviarem com analgésicos e, principalmente, caso apresentem sinais de inflamação — como vermelhidão, inchaço e febre local — ou limitação de movimento.
Nos casos em que a dor no ombro não tem cura, como a artrite, o tratamento pode ajudar no alívio e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Saiba tudo sobre as dores no ombro e demais informações com o Dr. Rafael Azzem; agende sua consulta.
Fontes: